quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Fernado Deluqui (guitarrista brasileiro)


Fernando Deluqui (São Paulo) é um guitarrista e vocalista brasileiro, membro da banda RPM. Também passou pela banda gaúcha Engenheiros do Hawaii.

Desde o início de sua carreira como um dos fundadores do RPM, a banda-símbolo da maior febre do rock nacional dos anos 80, Deluqui vem firmando sua identidade como um dos mais conhecidos guitarristas do Brasil.

Nos anos 90, como guitarrista dos Engenheiros do Hawaii, Deluqui grava o revolucionário CD "Simples de Coração", um divisor de águas na sonoridade da banda e juntos saem em turnê.

Depois sua saída dos Engenheiros do Hawaii em 96, Deluqui interrompe a carreira solo, reiniciada em 2000, com seu disco solo homônimo, com 13 faixas.

Em 2002, retorna aos palcos com o RPM e conquista CD e DVD de platina, com o disco MTV RPM 2002. Apesar do súbito fim da banda, o guitarrista se une ao tecladista e maestro Luiz Schiavon, seu parceiro no RPM, e ao músico André Lazzarotto. Os três lançam o disco LS&D: Viagem Na Realidade, tendo como principal sucesso a canção Madrigal, executada na abertura da telenovela Cabocla (2004), da Rede Globo.

Em 2005 Deluqui apresenta o show 80’s Delux, um projeto idealizado pelo músico que oferece ao público um resgate bem cuidado do pop/rock nacional e internacional da década de 80.

Acompanhado de mais três músicos, Deluqui ainda apresenta programações eletrônicas no show.

Em 2007, Deluqui lança seu segundo disco solo intitulado de Delux. O CD é marcado por belas canções pops e várias parcerias de Deluqui com outros compositores como, Tatá Aeroplano (Jumbo Elektro), Luiz Schiavon, na canção “Chuva”; e Humberto Gessinger (Engenheiros do Hawaii), dividindo composição e vocais na canção “Porão”, que quase foi gravada pelos Engenheiros em 2003.

Com o lançamento desse disco, Deluqui começa uma agenda de divulgação participando de vários programas de rádios e TV, e coloca um novo show na estrada passando por vários estados do país como: Mato Grosso, Minas Gerais, Rondônia, Santa Catarina, Paraná e São Paulo onde Deluqui faz grandes shows em várias casas.

Desse disco também foi lançando um Clip da música “Explode o amor” que foi executado na Mtv.

Alguns destaques dessa tour são os shows de 2008 onde Deluqui participou de grandes eventos como a Virada Cultural em São Paulo, Planeta Almarock Festival em Blumenau (SC), Festa do Pinhão em Curitiba (PR) e o último show de 2008 em Belo Horizonte na Freegells Music Hall que teve as participações especiais de Kiko Zambianchi, Guilherme Isnard, Ritchie.

Outro show que merece destaque e que foi realizado nesse mesmo ano foi o “Delux Plays Hendrix” que foi uma noite de tributo ao mestre da guitarra Jimi Hendrix uma das maiores influências de Deluqui, o show teve a participações de mais dois guitarristas seguidores de Hendrix, Edgard Scandurra (Ira!) e Yves Passarell (Capital Inicial).

No início de 2009 Deluqui lança seu terceiro trabalho “O Jardim Secreto”, dessa vez um disco instrumental com 9 faixas gravadas com violões.

Agora em 2011 Deluqui e os ex-integrantes do RPM voltam aos palcos com músicas inéditas no novo cd do RPM "Elektra" que trás canções como as músicas "dois olhos verdes" e "muito tudo"

Musica Radio Pirata do RPM (com o Guitarrista claro)

http://www.youtube.com/watch?v=2KlbDZj-G_4

Musica Alvorada Vorás

http://www.youtube.com/watch?v=Bzr48P0X8S8&feature=related

Musica Revoluções por minuto

http://www.youtube.com/watch?v=3kl16NYS0UQ&feature=related


Um comentário:

  1. Pra mim RPM que é Rock nem uma bandinha de hj com o RESTART nunca vão se chegar aos pés deles E TENHO OGULHO DE FALAR QUE RPM É A MELHOR BANDA BRASILEIRA DE TDS OS TEMPOS

    ResponderExcluir